Metroviários em Recife entram em Greve

Na noite desta quinta-feira (20), os Metroviários do Recife decidiram entrar em Estado de Greve permanente em uma assembleia geral realizada pelo Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE). A decisão foi tomada em resposta à ameaça de privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Durante a assembleia, os metroviários aprovaram por unanimidade a decisão de entrar em Estado de Greve permanente para todos os servidores representados pelo Sindmetro-PE. Além disso, foi acordado que o Estado de Greve permanecerá por 30 dias até que a CBTU seja retirada do Programa Nacional de Desestatização (PND).

O presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, disse na assembleia que o Metrô do Recife está funcionando de maneira crítica pela falta de investimentos sistemática, principalmente durante o período governo Bolsonaro, entre 2019 e 2022.

“Temos um metrô que já transportou 400 mil usuários por dia e hoje só transporta 170 mil, por falta de condições. O atual Governo Federal tem informado, em reuniões com a direção do sindicato, que vai promover a retomada dos investimentos no sistema, mas ao mesmo tempo não aceitamos o fato de a CBTU não ter sido retirada do PND”, afirmou o presidente Luiz Soares.

Os trabalhadores temem que a privatização da CBTU traga prejuízos não só para os empregados, mas também para a população. Com a venda da empresa, há o risco de aumento de tarifas e redução de investimentos no sistema ferroviário, o que pode prejudicar a mobilidade urbana em várias cidades brasileiras.

O vice-presidente Valmir Assis comentou sobre o Acordo Coletivo de Trabalho 2023 (ACT), com o piso salarial de R$ 2.725,56 e um aumento de 25% baseado no estudo do DIEESE que identificou uma perda salarial de 17,7% de 2011 a 2022. Na fala, também reivindicou recuperação salarial da inflação do ano, que corresponde a cerca de 6%.

Por enquanto, a CBTU ainda está incluída no PND, que prevê a privatização de várias empresas estatais. No entanto, a mobilização dos metroviários de várias cidades do país pode pressionar o governo a rever essa decisão e garantir a continuidade da empresa como uma estatal, garantindo a qualidade do serviço prestado e os empregos dos trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

destaques do esporte

em cartaz nos cinemas

categorias